Para que serve o remédio Sertralina

Para que serve o remédio Sertralina?

Se o seu médico lhe diagnosticou com depressão ou ansiedade, é provável que você ouça falar sobre a Sertralina em algum momento. Diante disso, a pergunta que fica é, para que serve o remédio Sertralina? 

Em primeiro lugar, é importante que você leia alguns depoimentos de pessoas que tomaram Sertralina. Dessa forma, você poderá ter um panorama geral dos efeitos colaterais do medicamento e seus benefícios.

Em seguida, leia esse artigo, onde trouxemos várias informações pertinentes sobre o tema.

Portanto, para ajudar você a entender mais sobre para que serve o remédio Sertralina, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Veja mais sobre saúde

Para que serve o remédio Sertralina?

A Sertralina é um medicamento classificado como antidepressivo indicado para o tratamento dos seguintes casos:

  • Depressão (moderada ou grave). A depressão, sendo moderada ou grave, está associada aos seguintes sintomas: humor deprimido, perda de interesse ou prazer persistentes, fadiga, falta de atenção, pensamentos depreciáveis ou ideias suicidas, distúrbios psicomotores, alteração de peso, apetite e sono. Há também casos em que os sintomas de ansiedade, insônia ou melancolia também estão presentes.
  • Distimia (depressão crônica). A distimia é um tipo de depressão crônica, pois o humor do indivíduo é persistente, ou seja, apresenta um humor deprimido constante. É considerada uma distimia quando sintomas como a perda de satisfação tem uma duração de pelo menos dois anos.
  • Depressão pós-parto. A depressão pós-parto ocorre em mulheres adolescentes ou adultas que apresentam tristeza, ansiedade, irritabilidade e choro por dias após o nascimento do bebê.
  • Transtorno afetivo sazonal. O transtorno afetivo sazonal são episódios anuais que começam no outono ou início do inverno, algumas pessoas por todos os anos nessa mesma época sentem fadiga matinal, insônia e aumento do apetite.
  • Transtorno disfórico pré-menstrual. O transtorno disfórico pré-menstrual refere-se à fase que antecede a menstruação. Estes são sintomas que aparecem e desaparecem logo após o início da menstruação. São sintomas como irritabilidade, humor variável, ansiedade, distúrbios do sono e do apetite, retenção de líquidos, sensibilidade nos seios e outros sintomas físicos.
  • Transtorno obsessivo-compulsivo. No transtorno obsessivo-compulsivo o indivíduo apresenta pensamentos recorrentes, ou seja, obsessivos, que muitas vezes causam ansiedade à pessoa. E também rituais que são comportamentos que se repetem uma e outra vez, ou seja, de forma compulsiva e que têm como função reduzir essa tal ansiedade.
  • Transtorno de ansiedade. O transtorno de ansiedade apresenta sintomas tais como: sensação de nervosismo ou tensão, aumento do ritmo cardíaco, respiração acelerada, transpiração, tremores, problemas para dormir, problemas gastrointestinais, dificuldade em controlar preocupações e evitar situações que geram ansiedade.

Agora que você já sabe para que serve o remédio Sertralina, vamos dar continuidade ao texto.

Confira também: Caern fatura atrsada CPF – Como emitir 2 via

Que efeito a Sertralina tem no cérebro?

Que efeitos produz a Sertralina? A Sertralina é uma substância que exerce o seu efeito antidepressivo através da inibição da recaptação de serotonina no sistema nervoso central.

Mas o que isso quer dizer? Significa que no nosso cérebro existe uma substância que se chama serotonina. A serotonina é a responsável por nos fazer sentir felicidade e bem-estar. 

Então, a Sertralina vai agir sobre essa substância aumentando sua disponibilidade e assim vai aliviar os sintomas depressivos e ansiosos. 

O efeito esperado ao usar Sertralina é uma redução dos sintomas por parte do indivíduo. Os sintomas depressivos e ansiosos passarão a diminuir com o uso da Sertralina. 

Para os indivíduos que sofrem de problemas de sono, a Sertralina também agirá oferecendo ao paciente uma melhor qualidade de sono. Em relação ao humor, o paciente se sentirá mais motivado para realizar suas atividades. E também sentirá uma redução da sensação de medo e pânico que são sintomas relacionados com ansiedade ou depressão.

Podemos também ter em conta que a Sertralina é uma substância que não causa dependência, ao contrário de outros medicamentos disponíveis no mercado para o tratamento de depressão e outros distúrbios. 

Além disso, podemos citar que a Sertralina pode ser usada por mulheres no seu pós-parto, desde que seja recomendada pelo seu médico.

Confira também: Como fazer viagra natura com melancia

Efeitos colaterais da Sertralina

É importante lembrar que, como todos os medicamentos, a Sertralina também pode apresentar efeitos colaterais, entre eles, podemos mencionar episódios de insônia, náuseas, diarreias e dores de cabeça. 

Por outro lado, esses efeitos não obrigam o indivíduo a interromper o tratamento, desde que avise o médico sobre eles.

Pronto! Agora você já sabe para que serve o remédio Sertralina, sua ação e seus efeitos colaterais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *