Qual o melhor cálcio para os ossos?

Não há como negar que o cálcio é de grande importância para a nossa saúde óssea. Sem esse mineral, é normal começar a sentir dores ou até ter a mobilidade afetada.

Em vista disso, é um pouco comum que as pessoas queiram saber sobre qual o melhor cálcio para os ossos.

Afinal de contas, por mais que o cálcio seja sim excelente para a nossa saúde óssea, é comum querer apenas que tenha melhor qualidade, certo?

Isso acontece porque há alguns organismos que possuem certa dificuldade na absorção. Nesse caso, há algumas alternativas que podem facilitar esse processo.

Por isso, saber qual o melhor cálcio para os ossos é até uma maneira de ter a certeza de obter todos os resultados que se espera.

O cálcio em si é excelente para todas as pessoas e, portanto, é importante obter uma quantidade diária ideal desse mineral.

Como há pessoas que não seguem uma dieta balanceada, o médico pode indicar a suplementação para repor os níveis.

Mas, nesse caso, deve-se saber qual o melhor cálcio para os ossos, já que nem todos eles são iguais, uma vez que pode haver diversas variações na composição.

Então se você quer saber qual o melhor cálcio para os ossos, é só continuar nos próximos parágrafos que iremos mostrar algumas das coisas das quais você deve levar em consideração.

Para que serve o cálcio?

O cálcio serve para formar toda a nossa estrutura óssea, em especial. Esse mineral é capaz de oferecer resistência e dureza aos ossos.

Além disso, o cálcio também faz parte da transmissão de mensagens para o interior das células, algo que facilita uma série de processos no corpo humano, tais como:

  • Transmitir impulsos nervosos;
  • Fortalecer e estruturar osso e dentes;
  • Manter o equilíbrio do pH do sangue;
  • Participar da coagulação sanguínea;
  • Permitir a contração muscular.

De acordo com o Instituto Ortopédico, em geral, os adultos precisam ingerir cerca de 1000 mg de cálcio todos os dias, até os 50 anos de idade.

Acima disso, a recomendação passa a ser de 1200 mg por dia. Porém, existe uma ingestão limite desse mineral para todas as idades, que é de no máximo 2500 mg.

Consulte um profissional antes de fazer a suplementação

Antes de querer saber qual o melhor cálcio para os ossos, tenha em mente que é melhor procurar pela indicação de um médico.

Dizemos isso porque o excesso desse mineral também pode ocasionar em alguns problemas para a saúde.

O acúmulo de cálcio no corpo pode fazer com que o paciente tenha algum problema cardíaco, por exemplo.

Fora isso, para a grande maioria das pessoas, uma dieta equilibrada pode ser o suficiente para atingir a quantidade necessária de cálcio.

Inclusive, os alimentos são as melhores fontes de cálcio, já que possuem maior biodisponibilidade e quantidade de cálcio elementar.

É por essa razão que o médico recomenda a suplementação apenas em casos mais específicos. Por isso, procure pelo médico antes de saber qual o melhor cálcio para os ossos.

Além de tudo, há vezes em que, para tratar o seu problema, o médico pode indicar algum alongamento ósseo, aliado a readequação alimentar.

Como já mencionado, existe um nível benéfico de cálcio no organismo ideal, sendo que ultrapassar essa quantidade pode causar algumas consequências negativas, tais como:

  • Vômito;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Constipação;
  • Perda de apetite.

Para evitar esses sintomas, o melhor a se fazer é passar por um profissional, que possa indicar a melhor suplementação, além de acompanhar o seu caso.

Como escolher o melhor cálcio?

Para saber qual o melhor cálcio para os ossos, você precisa saber quais critérios é necessário avaliar antes de fazer a compra.

Mas, quanto a esse respeito, saiba que não é preciso ser nenhum especialista no assunto, já que a própria composição oferece as informações necessárias.

Dentre os fatores que você precisa considerar para ter a certeza se um determinado suplemento vale a pena, citamos:

  • Tipo de cálcio;
  • Dosagem;
  • Combinação com outros compostos.

Abaixo, iremos falar com um pouco mais de detalhes sobre os critérios que precisa levar em consideração antes de fazer a sua compra.

Tipo de cálcio do suplemento

Um erro bem comum é achar que todos os cálcio são iguais, mas não é bem assim. Na verdade, há diversas fontes de cálcio.

A grande questão é que cada um desses cálcio podem agir de forma diferente no nosso organismo, sendo mais ou menos eficientes.

É possível obter o cálcio de fonte vegetal ou animal. Mas, se você quer um suplemento que possa contribuir para o tratamento de tumores nos ossos, pode ser necessário o uso de um tipo de cálcio mais específico.

Inclusive, essa é uma das razões pelas quais se deve ter auxílio médico, porque ele deve indicar o melhor tipo.

Falando de forma geral, os suplementos costumam usar carbonato de cálcio, que é de fonte mineral. No que se refere a organização molecular, possui uma boa disponibilidade para absorção.

Em vista disso, consegue entregar por volta de 40% de cálcio elementar, isto é, aquilo que o corpo de fato será capaz de aproveitar.

Em contrapartida, há suplementos que usam os citratos, que são capazes de oferecer, em média, 20% de cálcio elementar.

Isso quer dizer que os citratos oferecem menos desconforto abdominal do que os carbonatos e, portanto, ainda que entreguem menor quantidade de cálcio elementar, são boas alternativas para alguns casos.

Agora, se você busca um suplemento que o corpo possa aproveitar em maior quantidade, então deve optar pelo cálcio quelado.

Todos os minerais quelados são capazes de introduzir ao corpo um suplemento mineral que pode ser absorvido com mais facilidade e completamente.

Por consequência, aumenta ainda mais o benefício nutritivo. O cálcio quelado tem formação pela reação entre o cálcio é um aminoácido quelante.

Dessa forma, formam um composto novo, que se chama mineral orgânico. Este, por sua vez, entra em contato com o organismo por difusão facilitada.

Por consequência, a sua absorção é de 98 a 100%.

Confira a quantidade de cálcio

Outra coisa a se considerar para saber qual o melhor cálcio para os ossos, é em relação a quantidade de mineral que o suplemento oferece.

O ideal é que você siga à risca a recomendação médica e, portanto, deve avaliar se o produto entrega a quantidade adequada para o seu caso.

Todas as embalagens devem indicar a quantidade de miligramas de cálcio que cada dose oferece. Não deixe essa informação de lado.

No geral, essa quantidade costuma variar de 200 a 600 mg, mas exagerar na dose não irá entregar benefícios adicionais, mas pelo contrário.

Então, não deixe de conferir também se a quantidade de cálcio por dose não é maior do que aquilo que de fato precisa.

Cálcio combinado com outras vitaminas e minerais

Avaliar a composição do produto também é uma forma de saber qual o melhor cálcio para os ossos.

De acordo com alguns estudos, o corpo absorve com maior facilidade o cálcio quando está em conjunto com algumas vitaminas e minerais.

Então, se você quer evitar fraturas no tornozelo, deve garantir que o corpo irá absorver todo o cálcio que está ingerindo.

É por essa razão que você deve dar preferência por suplementos de cálcio que possuem, em sua composição, vitaminas D3, K2, zinco e magnésio, principalmente.

Isso acontece porque a vitamina D3 é capaz de ajudar no processo de absorção do cálcio pelo corpo. No caso da vitamina K2, ele contribui para melhorar o transporte do nutriente para os ossos.

O magnésio, por sua vez, atua de forma direta no metabolismo do cálcio, enquanto o zinco fortalece o sistema imune e ainda faz parte de uma série de outras reações químicas do nosso corpo.

É claro que se você já suplementa vitamina K2, D magnésio ou zinco, não precisa necessariamente procurar por um suplemento que tenha esse conjunto,

Opções em sachês, efervescentes e gomas

A maneira mais comum de fazer a suplementação de cálcio é através de comprimidos ou cápsulas as quais se deve ingerir com água, conjunto das refeições.

No entanto, há pessoas que não gostam muito de cápsulas, em especial os idosos, já que podem se engasgar com facilidade.

Se esse for o caso, a dica é procurar por outras opções existentes no mercado, como suplementos em tabletes, sachês, gomas e efervescentes.

No caso das gomas, elas são mastigáveis e possuem um sabor bem gostoso, sendo ainda mais fácil de tomar.

No que se refere aos sachês e suplementos efervescentes, basta misturá-los na água, que também é uma forma mais fácil de suplementar.

Atente-se à composição das cápsulas

Outra coisa a se considerar para saber qual o melhor cálcio para os ossos, é a respeito da composição das cápsulas, ainda mais se tiver alguma alergia ou for vegano.

Em diversos suplementos, as cápsulas são feitas com gelatina, que é de origem animal. Então, se você é vegano, deve procurar um produto de cápsula vegetal.

Caso não encontre, o melhor a se fazer é ficar com as versões em sachês ou efervescentes que não possuem qualquer ingrediente de origem animal.

Além disso, para os que são veganos, também precisam evitar os suplementos de cálcio que provêm de ostras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *