Homem, conheça o conceito de se vestir em camadas

Homem, conheça o conceito de se vestir em camadas

Homem, conheça o conceito de se vestir em camadas

Basta a temperatura despencar que, pronto, já é motivo para as pessoas correrem em busca de formas de se manter agasalhadas, o problema é que nem sempre o resultado é positivo.

Mas o fato é que, gostando ou não de inverno, ninguém quer sofrer com o frio. Por isso, ultimamente, vem se falando muito no sistema de se vestir em camadas. 

Você sabe o que isso significa? 

Então, nos dias mais frios, a maior dificuldade é como se vestir adequadamente para que nosso corpo consiga se manter aquecido o dia todo.

E é aí que o sistema de se vestir em camadas pode ajudar, já que, com poucas roupas, até mesmo, leves e finas, sobrepostas ao corpo, é possível manter o equilíbrio térmico do corpo mesmo nos dias mais frios.

Por exemplo, sabia que nos locais mais gelados, com geadas ou neve, o método para manter-se aquecido é o sistema de camadas, pois é, com cada camada de roupas exercendo uma função específica para aquecer adequadamente. Quer entender como?

Então, o segredo dessa forma de se vestir é que cada camada vale por uma etapa, e cada uma exercendo uma função específica. Assim, por exemplo, a  primeira camada é mais fina, e quanto mais baixa for a temperatura, mais camadas deverá acrescentar.

Confira abaixo como funciona cada camada!

1) Primeira camada: contato com a pele

A primeira camada de roupas é conhecida também como segunda pele térmica, com uma modelagem mais coladinha no corpo e com interior de lã, que por estarem em contato com o corpo, suas partículas de poliéster conseguem mantê-lo aquecido e seco, mesmo ao realizar esportes, com o suor sendo transportado para fora do corpo e secando rapidamente.

Claro que manter o corpo aquecido nos dias mais frios não é uma tarefa fácil, por isso, calças legging de lã (ou pelúcia) são super bem-vindas, ajudando a equilibrar e manter alta a temperatura corporal, principalmente, se usadas junto com outras peças térmicas na parte superior do corpo, proporcionando maior aquecimento.

2) Segunda camada: aquecimento com conforto

Pronto, a primeira camada já foi, agora é a vez da segunda camada térmica, a qual possui uma modelagem mais básica e solta, até porque irá usar sobre a primeira camada. 

Uma boa opção aqui é o uso de um suéter ou cardigan de linhas mais finas caso ainda vá colocar mais alguma camada por cima, ou um suéter mais grosso, caso você deseje parar na segunda camada.

O tecido, também de lã (ou pelúcia) no interior, garante maior  aquecimento e, ao mesmo tempo, consegue evaporar o suor, o que quer dizer que, mesmo usando uma primeira camada por baixo, irá se manter livre do suor.

Uma dica é, quando as temperaturas não estiverem tão baixas, usar essas roupas adequadas para segunda camada sozinhas, substituindo os casacos pesados por uma peça única, confortável e eficiente.

3) Terceira camada: proteção e equilíbrio térmico

Já, na terceira camada, geralmente, são usados tecidos mais encorpados. O tecido que indicamos para ser usado é malha polar ou Fleece, um casaco ótimo para o frio, e super leve, que proporciona um ótimo aquecimento, mantendo muito bem o equilíbrio térmico quando usado com as outras camadas térmicas indicadas.

4) Acessórios: camada extra

Quando o assunto é se vestir em camadas, não podemos esquecer dos acessórios, eles podem se transformar em itens super estratégicos para ajudar a nos aquecer em dias de temperaturas mais baixas.

Na lista de acessórios não podem faltar luvas, cachecóis, gorros e meias, itens super importantes naqueles dias mais frios. 

Como usar as camadas?

Aderir às camadas é muito simples, para começar, basta ficar atento à temperatura local, quanto mais baixa, mais camadas de roupas você necessita. 

Certamente, vale considerar que cada pessoa possui uma sensibilidade diferente ao frio e ao calor, o que é mais uma vantagem das camadas, já que elas permitem maior adequação à temperatura, só precisando ir tirando, ou colocando, camadas. Ou seja, evita sentir frio ou calor, por conta de algum agasalho único, garantindo se adequar à temperatura. 

Vale ressaltar que, nesse sistema de camadas, a segunda pele (no caso, a primeira camada) é a que deve estar sempre vestida, podendo adicionar uma segunda ou terceira camada, dependendo da temperatura. 

Assim, pode usar a primeira camada (segunda pele) sozinha, ou com a terceira camada; ou então as três camadas juntas, naqueles dias mais frios.

Enfim, apostar em se vestir em camadas é ter a garantia de um dia a dia mais aquecido, com um perfeito equilíbrio térmico!

Leia também: Os melhores aplicativos de finanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *