Você sabe o que são os exames endoscópicos?
Você sabe o que são os exames endoscópicos?
Já foi ao médico e ele te prescreveu uma endoscopia, mas você não faz ideia do que seja, ou como acontece o exame?
Se a resposta for sim, fique tranquilo, pois neste conteúdo iremos falar o que são os exames endoscópicos. Continue lendo para saber mais.
O que é uma endoscopia?
A endoscopia é um tipo de exame feito para diagnosticar vários tipos de doenças como tumores, esofagites, refluxo gastroesofágico, gastrites, duodenites, úlceras e a bactéria Helicobacter pylori.
Mesmo sendo um exame tranquilo, de certa forma, muitas pessoas ficam apavoradas em pensar, afinal é preciso tomar um sedativo e engolir uma microcâmera. Mas o que é de fato uma endoscopia?
O prefixo “endo” é usado na biologia como uma determinação do tecido epitelial interior, ou seja, sugere que será um exame das cavidades internas do nosso corpo, esôfago, estômago e intestino (duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado).
O exame acontece com uma microcâmera sendo ingerida, assim, é possível ter imagens de todo o tecido interno e verificar a presença de tumores, úlceras ou outros fatores que podem causar doenças.
Antes de realizar o exame, são aplicados sedativos intravenosos, já que o procedimento causa náuseas. O procedimento é muito seguro e é colocado um protetor na boca, para evitar que o endoscópio seja mordido. A oxigenação do paciente e a frequência cardíaca é checada a todo tempo.
O endoscópio, é finalmente inserido por via oral, passando pelo esôfago, estômago e por fim o duodeno. As imagens capturadas são vistas em tempo real. Algumas lesões podem ser tratadas na mesma hora, sem necessidade de intervenção cirúrgica, também pode ser feita uma biópsia, para investigação.
Tipos de endoscopia
Você sabia que existe mais de um tipo de endoscopia? Pois é, são 4 tipos, cada um tem um propósito e analisa uma região determinada do aparelho digestivo, excretor e respiratório.
Broncoscopia
Esse tipo de endoscopia é realizado para investigação da traqueia, dos brônquios e parte dos pulmões. É feito através de um broncoscópio, introduzido pela boca ou pelo nariz.
Cistoscopia
Nesse tipo, é introduzida uma quantidade de soro fisiológico para que a bexiga seja expandida, podendo analisar o órgão de maneira eficiente. Então, o cistoscópio é introduzido pela uretra.
Tem como finalidade verificar casos de cálculos, endometriose, infecções urinárias, tumores, inflamações etc.
Colonoscopia
A colonoscopia é um exame muito importante para diagnosticar o câncer de cólon, através desse tipo de endoscopia é possível verificar úlceras, tumores e lesões também.
O colonoscópio é introduzido pelo ânus do paciente, sendo direcionado até o intestino delgado.
Gastroscopia
Geralmente é conhecida apenas como endoscopia. Esse tipo, tem a função de avaliar os órgãos do aparelho digestório e diagnosticar doenças como, gastrite, tumores, esofagite, sangramentos e outras doenças.
Como é o exame?
O processo do exame também deixa muitas pessoas nervosas, afinal a pessoa será sedada.
O primeiro pré-requisito é que a pessoa esteja acompanhada por um adulto, pois será realizada uma sedação intravenosa, apesar do efeito durar apenas tempo necessário para o exame ser concluído, é normal que o paciente fique um pouco sonolento e com dificuldades para andar até o efeito passar completamente.
Também é preciso se preparar, para a realização do exame é preciso fazer uma simples dieta com alimentos que sejam facilmente digeridos, por isso, é recomendado que carne vermelha seja suspensa no dia anterior.
Além disso, é preciso estar sem comer nas últimas 8 horas, caso seja necessário, é possível que o médico suspenda medicações que podem alterar a coagulação sanguínea.
Quando é preciso fazer uma endoscopia?
Para te ajudar ainda mais, e te deixar menos preocupado (a), iremos falar um pouco sobre os motivos pelos quais uma endoscopia pode ser solicitada por um médico.
Na presença de sintomas como azia ou pirose (queimação no estômago), náuseas e vômitos frequentes, fezes escuras, vômito acompanhado de sangue, dores na região superior do abdômen, refluxo e anorexia ou perda de peso sem motivo aparente.
Esses sintomas podem revelar algum problema no aparelho gastrointestinal, por isso, é comum que a endoscopia seja solicitada.
Efeitos colaterais da anestesia
Por mais que sejam efeitos normais após uma anestesia, se persistirem é preciso procurar uma análise médica.
Os efeitos colaterais podem ser dificuldade para respirar, diminuição do ritmo cardíaco, espasmos de laringe, transpiração excessiva e pressão arterial muito baixa.
Apesar de alguns efeitos e um certo desconforto, o exame é muito seguro, é imprescindível para o diagnóstico de muitas doenças, por isso, não deixe de fazer, não é um exame periódico e por isso, é pedido poucas vezes durante a vida, só em casos como os sintomas apresentados.
Assim, os exames endoscópicos ajudam a prevenir muitos casos fatais logo no início e ajuda as equipes médicas a intervirem rapidamente com o tratamento. Por isso, é um exame tão importante para a sua saúde.