Os sintomas do Câncer em cachorros

Os sintomas do Câncer em cachorros

Os sintomas do Câncer em cachorros

Como os humanos, os cães têm vários tipos de câncer que são agressivos, requerem um tratamento delicado e exigem muita força e atenção dos cuidadores para superá-los.

A situação de ver um cão com câncer não é fácil e por isso é muito importante saber como funciona essa situação.

O que é câncer em cães?

O câncer em cães é a pior doença para qualquer proprietário de animal de estimação. É caracterizada pelo crescimento desordenado de células nos tecidos e órgãos do corpo do animal, podendo ser benigna ou maligna, podendo também se espalhar para outras áreas do corpo (formando metástases). Mas saiba, existe uma cura e milhares de casos. Histórias muito boas, de sucesso e cuidadosamente selecionadas!

Os sintomas do Câncer em cachorros

COMO DETECTAR CÂNCER EM CÃES?

Há momentos em que o câncer em cães é assintomático. O linfoma, câncer que afeta, por exemplo, o sistema linfático, é um deles, pois promove a concentração e o crescimento das células dos nódulos, não forma uma massa perceptível (aumento de volume) e geralmente não se manifesta como dor, que provoca passa despercebida pelos tutores. Portanto, é muito importante seguir um regime de levar o animal ao veterinário regularmente e realizar exames laboratoriais e de imagem para a detecção precoce dessas alterações.

Embora isso aconteça em alguns casos, os cães têm vários outros tipos de tumores que exibem alguns sintomas específicos que permitem que um cuidador os identifique e envie o animal a um hospital veterinário o mais rápido possível. Algumas pessoas pensam que os sintomas do câncer em cães não são muito diferentes daqueles que aparecem em humanos.

1- Saliências ou nós aumentados;

2- Fraqueza e apatia;

3- Dificuldade para comer, esvaziar, respirar e urinar;

4- Sangramento do corpo;

5- Feridas que não cicatrizam;

6- Partes do corpo inchadas.

É importante observar que os sintomas do câncer  podem ser confundidos com qualquer outra condição médica. Assim, para detectar o câncer em cães, é necessário atentar para o fato de que como o organismo emite esses sinais, embora não sejam específicos, é necessário levar o animal ao veterinário, pois o diagnóstico precoce é um problema. Um excelente aliado para a cura subsequente.

O QUE CAUSA O CÂNCER EM CÃES?

Existem várias causas de câncer em cães. Isso pode ser devido à idade (cães mais velhos são mais propensos a doenças), hereditariedade, exposição excessiva ao sol, doenças virais, nutrição e crescimento de hormônios no corpo, que podem ser evitados por esterilização.

QUAIS SÃO OS CÂNCERES MAIS COMUNS EM CÃES?

Os cânceres em cães são mais comuns em mulheres do que em homens, sendo os tipos mais comuns:

1- câncer de pele em cães;

2- câncer de mama em cães;

3- câncer testicular em um cão;

4- Cânceres intra-abdominais (internos).

CÂNCER TEM TRATAMENTO PARA CÃES?

Dependendo do tipo e do grau histológico do câncer, bem como do estágio em que está localizado, o câncer pode ser curado.

Hoje, existem várias formas de controlar e tratar esta patologia (dependendo, claro, da fase em que o cancro é diagnosticado nos cães, o que mais uma vez confirma a importância dos exames preventivos periódicos).

Portanto, se você quiser aprender como tratar o câncer em cães, verifique alguns dos métodos que seu veterinário pode usar logo após o diagnóstico:

1- Cirurgia

Por meio dela, o tumor é retirado (extraído) com a borda máxima possível (pelo menos 3 cm), lembrando que ainda pode reaparecer, e é muito importante evitar tratamento pós-operatório (problemas futuros). Quando a um tumor benigno, é necessário removê-lo cirurgicamente se o seu tamanho interferir em alguns processos do próprio corpo. Com margens menores, a cicatrização é possível sem procedimentos adicionais.

2- Quimioterapia

A quimioterapia consiste na administração de medicamentos (por via intravenosa ou oral) para controlar (e até interromper) a proliferação de células tumorais.

Os efeitos colaterais são muito mais fracos do que em humanos, por isso os testes de laboratório são importantes.

3- Eletroquimioterapia

É uma nova forma de tratamento do câncer em cães conhecida por ser menos invasiva e pela capacidade de tratar doenças com impulsos elétricos (descarga elétrica calculada), fazendo com que a quimioterapia atue localmente e induzindo a morte das células tumorais, evitando o local de recorrência.

4- Imunoterapia

A imunoterapia se trata de um tratamento biológico que visa fortalecer o sistema imunológico para que ele possa combater o câncer. Esta continua sendo uma nova modalidade terapêutica em medicina veterinária.

COMO PREVENIR O CÂNCER EM CÃES?

A melhor forma de prevenir o câncer é o diagnóstico precoce por meio de consultas regulares. Isso porque pode ajudar o veterinário a encontrar problemas no corpo do animal e corrigi-los antes que se desenvolvam em câncer. E mesmo no caso do carcinoma, com visitas regulares ao veterinário, possíveis tumores podem ser diagnosticados precocemente, o que aumenta as chances de recuperação e a qualidade de vida do animal.

Além disso, também é importante controlar fatores de risco, como:

1- Sol excessivo;

2- Comida ruim;

3- Queda de cabelo;

4- Apatia;

5- Falta de exercício.

Procurando um veterinário? Confira um veterinário próximo da sua região!

Continue lendo nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *