logotipo da sua empresa

5 dicas para fazer o logotipo da sua empresa de forma gratuita

A melhor forma de fazer algo que você precisa, mas não tem dinheiro para investir é fazendo você mesmo.

O melhor de tudo é que hoje, diferente do que acontecia anos atrás, você tem a internet para te auxiliar nesse processo de aprendizagem. Nela você encontra cursos de diversos assuntos, muitas vezes gratuitos, e aprende a fazer por conta própria o que muitos cobram caro para fazer.

Por essa razão, a primeira dica para que você faça o logotipo da sua empresa de forma gratuita é:

Faça um curso online grátis

Antes de começar a fazer o seu logotipo indicamos que faça um curso de design gráfico online e gratuito.

Nesse curso você aprenderá todos os detalhes que darei neste artigo sobre como fazer um logotipo de excelente qualidade para o seu negócio. Isso sem sair de casa e de forma gratuita.

Uma ideia, inclusive, é que você pode utilizar os ensinamentos e o certificado que receberá desse curso para fazer trabalhos na internet para outras empresas e arrecadar dinheiro para investir no seu próprio negócio. Ótimo para quem está iniciando e precisa de dinheiro para alavancar vendas.

Conheça seus clientes

Outra dica importante que deve ser levada em consideração antes de iniciar o seu processo de criação é que você precisa conhecer o seu público.

Não tente agradar a todos criando uma imagem genérica e sem personalidade. Você precisa agradar apenas ao público que quer atingir, quem tenta agradar a todos acaba agradando ninguém.

Por essa razão, primeiro crie um personagem fictício para representar o seu público ideal, ele deve ter idade, sexo, gostos e peculiaridades.

A partir disso você terá o que chamamos de persona, que é o personagem que representa quem é o seu público. E é para essa persona que você deve criar o seu logotipo.

Estude as cores

Um detalhe importante, e que certamente você aprenderá no curso de design gráfico, é a escolha correta das cores.

As cores representam sentimentos, vontades e desejos, por exemplo, o vermelho e amarelo representam fome, raiva, atenção, atividade, não é à toa que marcas como o McDonald’s as utilizam em seus logotipos; Já o verde representa a natureza, calma, espiritualidade; e assim segue com as outras cores.

Junto com a escolha da sua persona, pense qual a personalidade, o propósito e o que sua marca representa, todos esses fatores podem ser representados através da imagem e também das cores que você escolherá.

Cuidado com muitas informações

Tome cuidado para não se empolgar no design do seu logotipo e acabar criando algo confuso, que não será facilmente lembrado pelos seus clientes.

O objetivo do seu logotipo deve ser, além de representar a sua marca, que você seja lembrado. Sua marca deve estar na mente das pessoas sempre que elas pensarem no produto que você oferece.

Pense no McDonald’s, na Nike, Adidas, Apple, e outras grandes marcas, quais são os seus símbolos? Tenho certeza que enquanto você lia, o símbolo de cada uma aparecia instantaneamente na sua mente. Esse deve ser o seu objetivo quando fizer o design do seu logotipo.

Seja autêntico

Seja autêntico, inove, seja criativo, de imitação o mercado já está cheio.

Quando começar a desenhar o seu logotipo pense apenas no que você estudou, nas dicas que você leu, e coloque em prática esse conhecimento sem se basear nas outras marcas.

Já dizia Albert Einstein: “A criatividade é a inteligência se divertindo”. Por isso, deixe que ela o guie no momento de criação, e com sabedoria o logotipo da sua marca certamente será perfeito para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *