Como medir a temperatura corporal corretamente

1. Escolha a parte do corpo:

A. Medição retal

Fazer uma medição retal é a maneira mais confiável de obter um valor de temperatura central. A variação do resultado com esse tipo de medição é baixa e a precisão é particularmente alta. A faixa de temperatura normal está aproximadamente entre 36,6 ° C e 38,0 ° C.

B. Medição oral

Uma medida oral pode ser tomada como uma medida bucal (na bochecha) ou como uma medida sublingual (embaixo da língua). Nos dois casos, a temperatura medida está abaixo do valor medido de uma medida retal – aproximadamente até 1,1 ° C. Em que uma medida sublingual é preferível a uma medida bucal. A faixa normal de temperatura oral é aproximadamente entre 35,5 ° C e 37,5 ° C.

C. Medição axilar

A medição da temperatura da superfície do corpo é normalmente realizada pela equipe médica na axila (medição axilar) e na virilha. O membro respectivo é pressionado contra o corpo para reduzir a possível influência da temperatura ambiente. No entanto, isso só é possível até uma certa massa corporal e esse tipo de medição também leva muito tempo.

Em pacientes adultos, a temperatura de uma medida axilar é mais baixa que uma medida retal – até 1,9 ° C! A faixa normal de temperatura axilar está aproximadamente entre 34,7 ° C e 37,3 ° C.

2. Escolhendo o termômetro certo

Existem diferentes termômetros para escolher, dependendo de qual área do corpo você deseja fazer medições.

A. Termômetro de ouvido

Aqui, a temperatura do tímpano é medida com um sensor infravermelho. A ponta do termômetro é simplesmente inserida no canal auditivo e o resultado da medição é fornecido em apenas um segundo! Além da facilidade de uso, esse método de medição também é muito confiável – desde que a confiabilidade tenha sido comprovada para fins clínicos. Termômetros de ouvido cuidadosamente construídos medem com um grau muito alto de precisão e apresentam baixa variação de resultados. Uma ponta de termômetro com formato ideal é um pré-requisito para medições precisas em bebês e crianças.

A faixa normal de temperatura da orelha está aproximadamente entre 35,5 ° C e 37,7 ° C.

B. Termômetro da testa

Estes são percebidos como a maneira menos perturbadora e, portanto, a maneira mais confortável de medir a temperatura corporal. O termômetro da testa é colocado na testa do paciente. Um sensor infravermelho detecta o valor mais alto medido, enquanto um segundo sensor mede a temperatura ambiente. A diferença entre esses dois valores medidos, levando em consideração os cálculos de equalização clínica, fornece a temperatura do corpo que é mostrada no visor LCD.

A faixa de temperatura normal na testa é aproximadamente entre 35,4 ° C e 37,4 ° C.

3. Observe a precisão da medição de temperatura

É importante diferenciar entre a precisão técnica com que o termômetro faz a leitura e a confiabilidade clínica do método de medição específico. A precisão do termômetro é determinada em condições ideais, de acordo com as normas técnicas relevantes, a fim de garantir a qualidade do instrumento de medição. Os termômetros modernos de alta qualidade medem com uma precisão de +/- 0,1 ° C.

A precisão técnica e a confiabilidade clínica no uso do termômetro não devem ser confundidas. A temperatura do corpo humano varia de acordo com o local em que a temperatura é medida e o tempo da medição. Isso ocorre devido a fatores fisiológicos e deve ser diferenciado do mau funcionamento do termômetro. A precisão da medição depende principalmente do uso correto do termômetro (leia as instruções de operação!).

O seguinte se aplica: A temperatura corporal medida depende sempre de onde a medição é feita. Ao contrário da visão ampla, não há “temperatura normal”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *