Jovem Aprendiz – Entenda o programa

Conquistar o primeiro emprego não é uma tarefa muito fácil, principalmente, por ter pouca experiência. Pensando em dar aos jovens uma oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho, o governo criou a lei do Jovem Aprendiz.

O programa Jovem Aprendiz tem como objetivo oferecer aos jovens entre 14 e 24 anos, a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho, além de diminuir a taxa de desocupação nesta faixa etária.

Devido a lei n° 10.097, Artigo 428, que foi regulamentada no mês de novembro dos anos 2000, as empresas podem contratar jovens entre 14 e 24 anos, sem limite de idade para pessoas com deficiência, em um regime de trabalho especial, com ajustes referentes ao prazo de trabalho, carga horária, faixa salarial, formação técnico-profissional, de acordo com o desenvolvimento psicológico, físico e moral. Cabendo ao aprendiz a realização das tarefas com diligência e cuidado na formação.

Ao realizar a contratação, os jovens devem receber os incentivos do programa e benefícios fiscais. Algumas empresas oferecem o FGTS com dedução de apenas 2%, demissão com aviso prévio remunerado, décimo terceiro, entre outros, de acordo com a empresa e cargo.

Esse programa permite que os jovens adquiram a primeira experiência para se preparar para o mercado de trabalho, saindo com uma formação técnica ou qualificação profissional, mais a vivência profissional. Algo importante para que o jovem consiga conquistar as próximas vagas de emprego que deseja concorrer.

Assim, podemos concluir que esse programa é, realmente, um facilitador para o jovem que procura o primeiro emprego.

Dica para se destacar como jovem aprendiz:

Cuide da sua imagem

No meio organizacional, o ditado “quem não é visto, não é lembrado” assume o tom de verdade absoluta. De fato, de nada adianta apresentar os melhores resultados se ninguém vê que eles são fruto de seu trabalho.

Assim, faça questão de “mostrar serviço”. Apresente-se à frente, mostre-se proativo e conquiste a confiança e a simpatia de seus colegas.

Procure destacar suas aptidões profissionais

Trabalhar com o que gosta é sempre incentivador, procure fazer uma autoanalise para saber os pontos que você tem uma maior facilidade e interesse de aprendizagem.

A realização de um teste de aptidão profissional é um bom recurso para que o menor aprendiz tenha uma maior noção sobre seus pontos fortes para ingressar no mercado de trabalho.

Gostou do artigo do nosso blog? Então ajude a divulgar o nosso site, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *