Usabilidade na Web: como melhorar a experiência do usuário?

design de um site pode afetar o posicionamento nos resultados de pesquisa do Google? 

A resposta deve ser objetiva: Sim.

Em 2017, o Google começou a dar voz a favor da importância da usabilidade e da melhor experiência do usuário como fatores essenciais para aumentar o posicionamento.

Desde então, certos termos foram tratados como peças importantes em uma boa estratégia de SEO: acessibilidade, legibilidade, conteúdo, usabilidade e, principalmente, design responsivo relacionado à exibição ideal de conteúdo por meio de dispositivos móveis. Tudo isso gira em torno do marketing digital para pequenas empresas.

Este é um capricho do Google? Não, realmente, é uma grande necessidade. O mecanismo de pesquisa deseja que o conteúdo seja da mais alta qualidade possível e torne mais fácil para os usuários encontrarem o que estão procurando ou desejam . Um objetivo que todas as partes interessadas se destacam.

Em resumo, usabilidade e experiência do usuário são dois ambientes que devem ser trabalhados juntos com a otimização de sites SEO e otimizados da melhor maneira possível.Não sabe por onde começar? Continue lendo, falamos um pouco mais sobre a importância desses dois conceitos em sua estratégia.

O que é usabilidade na web?

De uma maneira simples, a usabilidade da Web pode ser definida como a facilidade com que um usuário pode ler, navegar e interagir com um aplicativo da Web ou site. 

Um site difícil de navegar terá uma taxa de rejeição mais alta e uma taxa de conversão mais baixa, o que é altamente desencorajado se você quiser crescer.

Especialmente, ele cobra um valor significativo no Google Ads. O Google Ads avalia a usabilidade das páginas de destino dos anúncios publicados . É um indicador da qualidade da conta do Google Adwords. A usabilidade da página de destino é um dos fatores que contribuem para a determinação do nível de qualidade . 

A usabilidade é baseada em três princípios fundamentais:

  • Facilidade de uso : tudo relacionado à eficácia da web para oferecer o produto ou serviço. Quanto menos etapas o usuário precisar para atingir um determinado objetivo, melhor a usabilidade do site.
  • Facilidade de aprendizado : capacidade de interagir com facilidade de todas as maneiras que um usuário pode desenvolver. A consistência desse recurso na Web é um elemento-chave.
  • Flexibilidade : capacidade de adaptar a web aos diferentes usuários que a navegam.

O que é a experiência do usuário (UX)?

A experiência do usuário ou UX (User Experience) está intimamente ligada ao conceito de usabilidade na web. Pode ser definido como o que o usuário percebe ao visitar um site e tentar obter o que deseja (informações, compras, etc …).

Refere-se a como o usuário se sente desde o momento em que entra até sair do site. A percepção, mencionada acima, pode ser alterada para pequenos detalhes. 

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Por exemplo, você pode ter um site com usabilidade ideal, onde o usuário encontra o que deseja com facilidade e rapidez e, quando compra um produto, não é possível pagar com o PayPal. 

Existe a possibilidade de os usuários que desejam pagar com o PayPal se sentirem decepcionados quando não conseguem o que desejam. Dessa forma, a experiência do usuário pode ser descrita como desastrosa, simplesmente para um pequeno detalhe.

Muitas vezes, os termos usabilidade são confundidos com a experiência do usuário. Você precisa entender que a experiência do usuário está incluída na usabilidade . 

Uma boa maneira de entender os dois conceitos é colocar-se no lugar do usuário: a satisfação ou insatisfação que o usuário sente é a chamada experiência do usuário, a razão pela qual são gerados sentimentos bons ou ruins (design que fornece informações e navegação) seria usabilidade.

O que é a interface do usuário (UI)?

Outro conceito que se une aos outros dois discutidos acima é a interface do usuário ou interface do usuário (interface do usuário). A interface do usuário é cada elemento visual com o qual um usuário pode interagir, nesse caso, em um ambiente da web .

Atualmente, a interface do usuário geralmente está vinculada à experiência do usuário ao interagir com uma página da Web, aplicativo, etc … e está principalmente relacionada ao alinhamento de botões, barras de rolagem, ícones e logotipos, arquitetura e navegação na Web, etc …

Um designer de interface do usuário é essencialmente responsável por como a interface é projetada e estruturada para permitir a melhor experiência do usuário . Isso inclui a exibição e a hierarquia dos elementos, bem como a interatividade de todo o site, permitindo que ele se adapte corretamente a todas as plataformas (web e móvel).

A interface do usuário inclui diferentes componentes: 

  • Controles de entrada.
  • Controles de navegação.
  • Containers.
  • Componentes de informação.

Em resumo, tudo relacionado ao design da web, que é a base para integrar a usabilidade e, assim, causar uma melhor experiência do usuário.

Dicas para melhorar a usabilidade e a experiência do usuário

É possível melhorar a usabilidade e a experiência do usuário? Obviamente, tanto para sites ou aplicativos já desenvolvidos quanto para novas criações.

Observe as dicas a seguir que ajudarão você a apresentar usabilidade profissional :

1. Redução do tempo de carregamento da página

Indiscutivelmente, um tempo de carregamento lento é uma das experiências mais frustrantes ao visitar um site. 

Considerando que o usuário médio espera que uma página seja carregada em menos de três segundos, é necessário trabalhar para melhorar os tempos de carregamento.

Uma maneira de reduzir o tempo de carregamento da página é otimizando imagens (reduzindo tamanho e peso), usando CSS, minimizando redirecionamentos e cache do navegador.

Você pode verificar a velocidade e o desempenho do seu site com as ferramentas gratuitas do Google: Site de teste e Pagespeed .

2. Fácil navegação e design

Um design e navegação simples e reconhecível são suficientes para que um usuário desfrute de um site.

Os especialistas confirmam que os usuários estão acostumados às simples barras de navegação na parte superior da Web, com links para as páginas principais e termos simples e concisos usados ​​para diferenciar as páginas.

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Quanto mais simples, melhor!

3. Manter a coerência e consistência do site

A consistência é o fator mais importante a ser considerado ao melhorar a usabilidade do seu site. Manter um design semelhante em cada página tornará o usuário mais familiar .

Um bom exemplo é usar as mesmas fontes e cores para cada página de um site.

4. Design Responsivo

Isso mais do que conselhos é uma obrigação. Com o aumento do uso de dispositivos móveis, o design responsivo se torna essencial.

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Um web design responsivo é aquele que foi projetado para responder ou adaptar-se, dependendo da tecnologia e do tipo de dispositivo usado pelo usuário . Basicamente, é um design que fica bem em qualquer tamanho, especialmente em smartphones ou tablets.

5. segurança SSL

Outro dos grandes problemas que o Google leva em consideração é a segurança do site. Neste ponto, os certificados de segurança SSL são a melhor opção.

Quando integrado a um servidor da web, o cadeado e o protocolo https são ativados e permitem conexões seguras de um servidor da web para um navegador.

Melhores exemplos de usabilidade na web

Como se costuma dizer, uma imagem vale mais que mil palavras. Vamos oferecer a você uma série de sites que são bons exemplos de usabilidade. Não faz mal analisá-los e aprender com eles.

PayPal

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Existe um site mais simples e intuitivo que o PayPal? O PayPal vem trabalhando na simplificação de seu site e na experiência de aplicativos móveis há algum tempo. O resultado é excelente, você não precisa de mais!

Duolingo

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O conhecido aplicativo de aprendizado de idiomas se destaca dos concorrentes por oferecer velocidade e facilidade de uso. Em apenas três perguntas, o usuário pode começar a aprender um idioma.

Airbnb

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A plataforma se destaca por comunicar sempre o que eles fazem e como podem ajudá-lo a alcançar o que queremos. Ele não oferece mais informações do que o usuário precisa. Além disso, ele possui um design responsivo e um aplicativo móvel específico.

Starbucks

exemplo de usabilidade na web

A Starbucks usa personalização inteligente em seu aplicativo móvel para fazer pedidos on-line, entendendo o histórico e os padrões de compra dos usuários. Para a maioria das pessoas, é mais fácil escolher o que você deseja em uma lista de itens pré-encomendados do que em um menu completo.O que mais você poderia pedir?

Neste ponto, você já pode ter uma idéia clara de quão importante é a usabilidade da web. Você só precisa dar uma olhada no seu site e se perguntar: os usuários estão satisfeitos com o meu site?

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