O que é ecoturismo?

O que é ecoturismo?

O que é ecoturismo?

Ecoturismo ou ecoturismo é o que o Ministério do Meio Ambiente define como “um segmento da atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, promove sua conservação e visa criar consciência ecológica através da interpretação do meio ambiente, contribuindo para o bem-estar da população.” O ecoturismo é caracterizado pelo contato com o ambiente natural e atividades que contribuem para a vivência e conhecimento da natureza, além de proteger as áreas onde o ecoturismo ocorre. Em poucas palavras, podemos entender o ecoturismo como uma atividade turística baseada em uma relação sustentável com a natureza e sua conservação.

O ecoturismo também é uma ferramenta muito útil para permitir que as comunidades locais ao redor do mundo alcancem o desenvolvimento sustentável. Atualmente, é o ramo que mais cresce na indústria do turismo. O crescimento anual é de 15-25%. Além de um faturamento de cerca de 70 milhões de dólares só no Brasil.

Hoje, de acordo com o calendário ecológico, comemora-se o Dia Mundial do Turismo Ecológico. Por isso preparamos este artigo para que você conheça tudo sobre ecoturismo e coloque-o a serviço.

Ecoturismo X Turismo tradicional

De todas as diferenças entre o turismo clássico e o turismo ecológico, destaca-se o facto de no turismo tradicional as pessoas contemplarem monumentos e paisagens, sem realmente interagir com eles, sem participar ativamente. No ecoturismo há ação, movimento e, basicamente, pessoas em busca de experiência e contato mais próximo com a natureza.

O que é ecoturismo?

Além disso, o ecoturismo se diferencia por proporcionar informação e curiosidade sobre a natureza, o que acaba por contribuir para uma maior integração com o local visitado e seus costumes, sendo também uma ótima oportunidade para promover a educação ambiental.

Como atividade sustentável, o ecoturismo é uma tendência mundial, atendendo demandas que vão desde esportes radicais até a ciência do ecossistema. O nome ecoturismo surgiu oficialmente apenas em 1985, mas somente em 1987, as atividades nessa área começaram a ser dinamizadas. As principais tarefas do turismo ecológico são:

  • promover e desenvolver o turismo de forma cultural e ambientalmente sustentável;
  • promover e incentivar o investimento na conservação dos recursos culturais e naturais utilizados.

Existem quatro condições principais para uma atividade considerada ecoturística: respeito às comunidades locais, participação econômica efetiva das comunidades locais, respeito às condições naturais e, sobretudo, conservação do meio ambiente e interação educativa com respeito. É necessário garantir que os turistas possam incorporar em suas vidas o que aprenderam durante as atividades de ecoturismo, conscientizando sobre a conservação da natureza e do patrimônio ali encontrado.

As principais direções do turismo ecológico

Acampamento

Acampar é uma maneira de passar a noite na natureza. Mas é importante usar equipamentos adequados como barracas e ter infraestrutura própria com banheiros e energia elétrica. No entanto, há também a prática de camping selvagem, onde você acampa sem qualquer estrutura de apoio além da própria natureza.

Caminhada

A caminhada pode ser feita em estradas abertas ou trilhas. Esta atividade requer a menor quantidade de equipamento adequado. Mas é importante garantir que todos tenham roupas confortáveis ​​e sapatos resistentes e, claro, uma mochila.

Andar a cavalo

Andar a cavalo é uma alternativa à caminhada, principalmente se o terreno for difícil ou a distância for muito grande. Além disso, a contemplação da paisagem na companhia de um cavalo pode ser uma experiência relaxante.

Ciclismo

O ciclismo é geralmente praticado em grupo e requer alguma preparação física. Mas, assim como a cavalgada, é ideal para contemplar paisagens, mas de forma mais radical. E o melhor, não polui o meio ambiente.

Escalada

Esta atividade é sempre recomendada para ser realizada na presença de um profissional, pois requer treinamento físico especial.

Rapel

Enquanto a escalada se refere a escalar montanhas e falésias, o rapel é mais ou menos o oposto. Cada vez mais seguidores descem uma montanha, uma cachoeira, etc.

Turismo de cavernas

Também conhecida como espeleologia, a espeleologia é uma atividade que, embora bastante conhecida, poucas pessoas conhecem o seu verdadeiro nome. É sobre explorar cavernas.

Mergulho

Mesmo para quem não tem muita experiência em mergulho, explorar o mundo subaquático é uma ótima opção. Existem várias atividades de mergulho para todos os níveis de intimidade com a água.

Montanhismo

Como o nome sugere, o montanhismo ocorre em áreas montanhosas. Você pode combinar caminhadas, escaladas, cavalgadas.

Descida de bote

Consiste em descer rios ou corredeiras em um barco de borracha. Também está se tornando cada vez mais popular no país, que tem muitos dos seus próprios espaços para eventos.

Educação ecológica através do turismo ecológico

O objetivo educacional do ecoturismo é ajudar os participantes a entender melhor o valor da conservação e proteção da natureza. Graças ao ecoturismo, as pessoas podem se conscientizar de seu papel em relação à sociedade-natureza.

Ecoturismo são os serviços ecossistêmicos intangíveis fornecidos pelos ecossistemas. Para nós humanos, os serviços ecossistêmicos são essenciais para nossa existência e para as gerações futuras. Por isso, é importante estar atento à sua relação com a natureza. Infelizmente, alguns danos podem ser irreversíveis, mas nem tudo está perdido. Segundo especialistas, dar valor aos serviços ambientais fará com que as pessoas reconheçam que há uma dependência e uma necessidade de preservá-los.

Interessado na área? Confira o Curso de Ecoturismo!

Continue lendo nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *