Qual a diferença entre auxiliar e assistente?

Em uma empresa, as palavras é que indicam os cargos que cada um ocupa. Com isso, algumas funções são identificadas com palavras que levam as pessoas a interpretá-las com o mesmo significado, é o caso do dos cargos de auxiliar e assistente.

Se você está em busca do primeiro emprego deve saber a diferença entre auxiliar e assistente, afinal, grande parte dos jovens iniciam suas carreiras trabalhistas após o ensino médio em algum desses dois cargos nos primeiros anos.

Para te ajudar a buscar pela função certa para a sua situação, continue lendo este texto e descubra a diferença entre auxiliar e assistente dentro de uma empresa.

O que é auxiliar? Quem se caracteriza para estar nessa função?

Auxiliar é o responsável por ajudar um determinado profissional quando este deve realizar tarefas de maior importância em sua área. Dependendo da função do profissional acima do auxiliar, seu auxílio difere, mas, basicamente, seu trabalho é ajudar com papeladas, dados, serviços diversos, opiniões, etc.

É a área de ocupação mais buscada por jovens que não tem experiência alguma ou que não possuem formação técnica em nenhuma função. Ser auxiliar não requer nenhuma tipo de profissionalização, apenas exige que o candidato tenha ensino médio completo.

Por exemplo, o auxiliar administrativo tem muitas funções, como arquivar documentos, atender ligações, verificar a chegada e o envio de correspondências, recepcionar visitante e público em geral, saber utilizar softwares e equipamentos de escritório, etc.

O que é assistente? Quem se caracteriza para estar nessa função?

O assistente é o responsável por prestar auxílio ao profissional no qual o cargo direciona. Basicamente, suas funções e responsabilidades são exatamente as mesmas a de um auxiliar, diferenciando em nada um do outro.

É normal que isso deixe alguém confuso, mas, o que os torna diferentes, apesar de suas funções, é basicamente o salario (o salario de um assistente é maior do que de um auxiliar) e a capacitação profissional para ocupar o cargo na empresa.

Enquanto a função de auxiliar requer apenas a formação escolar completa, a função de assistente exige que o candidato possua, além do ensino médio completo, algum curso técnico extra para o cargo.

A função que um auxiliar administrativo exerce, por exemplo, será igualmente exercida pelo assistente.

A formação é a diferença entre auxiliar e assistente, sabia?

Um auxiliar não necessita de formação técnica para ser contratado e ocupar o cargo. Basta simplesmente ter concluído o ensino médio, algo que a maior parte dos jovens possui hoje em dia. Para completar, o auxiliar deve também ter conhecimentos básico como informática, conhecer bem a linguagem para escrita, ter boa interação social para atender visitantes e pessoas em geral, ser organizado, entre outras coisas que varia de acordo com o cargo de auxiliar de determinada empresa.

O assistente requer uma formação técnica para ocupar o cargo, como técnico de enfermagem, técnico de administração, técnico de contabilidade, técnico de marketing, técnico de seguros e a lista continua.

Os salários de ambos os cargos também são uma variante que as diverge. Por tanto, avalie suas formações e candidate-se para o cargo correto, agora, você já sabe como diferenciá-los. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *