Conheça os tipos de guindaste mais usados


O guindaste é um tipo de equipamento indispensável para diferentes segmentos, especialmente para o setor industrial e o de construção civil. 

É utilizado para elevação e movimentação de cargas pesadas. Para isso, as operações com guindastes são feitas em cabines com operadores especialistas e experientes! 

Diferenças entre modelos de guindaste

Como cumprem com finalidades diferentes, os modelos de guindaste acabam tendo características diferentes. Por exemplo, uns podem ter estruturas fixas no chão ou em outros suportes e caminhões.

As peculiaridades de cada modelo tem relação direta com as formas de utilização. Sendo assim, os guindastes podem variar também em tamanho, sustentação e aparência. 

Para conhecer melhor os principais modelos, separamos aqui os mais usados para apresentar:

Guindaste caminhão

Esse tipo de guindaste é acoplado a caminhões e suporta grandes volumes, sendo mais utilizado para carga e descarga.

Atende bem às necessidades de indústrias e fábricas, já que conta com a potência e a mobilidade proporcionadas pelo caminhão! 

Guindaste pórtico

Esse tipo de guindaste é usado principalmente para elevar materiais para dentro ou fora de navios. 

Por isso, frequentemente é encontrado em portos e ferrovias, onde descarregam e transportam contentores!

Mini guindaste

É a melhor opção para espaços reduzidos. É um modelo de guindaste estável e que aguenta grandes volumes! 

Mesmo que seja um guindaste fácil de estabilizar e manobrar, ainda é preciso ter profissionais especialistas para conduzir as operações. Também exerce baixa pressão sob o solo, tem disco de freio hidráulico e sensor de inclinação. 

Guindaste torre

Este é o modelo mais conhecido! Estes possuem uma base fixada ao chão e precisam ser montados peça por peça para atingir sua altura. 

O guindaste torre se parece com uma escada longa e no seu final tem a cabine de comando.

Vale a pena comprar guindastes?

Os guindastes são extremamente úteis, potentes e versáteis. Porém, não podemos dizer que são equipamentos baratos – nem para comprar e nem para cuidar da manutenção! 

Isso tudo que se refere a compra é exatamente o contrário no caso do aluguel, que tende a ser mais acessível e ainda possibilita o acesso às máquinas mais tecnológicas.

Além de conseguir economizar, o aluguel também é mais viável para não ter que ficar mantendo um equipamento que você pode usar poucas vezes depois.

A locação de guindaste dispõe de ainda mais vantagens, porque a facilidade e a agilidade de adquirir o guindaste dispensa a burocracia que haveria ao optar por comprá-lo.

Por exemplo, você sabia que precisa fazer a regulação com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) se comprar qualquer guindaste? 

Quando você aluga, isso é de total responsabilidade da empresa que efetua o aluguel. Ou seja, menos uma preocupação para você!

Além disso, um novo equipamento para a empresa requer cuidados e avaliações recorrentes para garantir o bom funcionamento do aparelho – o que acaba gerando mais gastos. Sem contar no investimento de galpões para o armazenamento das máquinas.

É por isso que nós recomendamos a locação sem hesitar. A não ser que você precise usar o guindaste com muita frequência e tenha uma empresa com capital suficiente para arcar com a manutenção do mesmo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *