Entenda como funciona um concurso público

Você vai prestar o seu primeiro concurso ou ainda não sabe quais os requisitos e como o mesmo é realizado? Entenda como funciona um concurso público e descubra o que é preciso para participar do processo seletivo.

Concurso público

Os concursos públicos são processos seletivos realizados em diversas áreas uma vez ao ano, para que os candidatos concorram a vagas de emprego em setores públicos, os quais podem participar em nível médio, técnico e superior.

Qualquer pessoa pode participar do processo, desde que cumpra com os requisitos exigidos e pague a taxa cobrada.

Por não exigir que o candidato tenha experiência, apenas que comprove sua capacidade e conhecimento ao atingir a nota de corte para que preencha a vaga, o concurso público é muito concorrido.

Além disso, os salários, estabilidade e demais benefícios concedidos aos aprovados, são muito atrativos, o que aumenta o número de candidatos e dificuldade em conquistar a vaga.

Em geral, para participar dos concursos públicos é necessário possuir idade superior a 18 anos e se atentar aos requisitos do mesmo.

Para participar basta consultar um site de rateio de concursos, realizar a inscrição, pagar a taxa e se preparar para o exame.

Como funciona o concurso público

Como mencionado anteriormente, o concurso público é um processo seletivo para concorrer a vagas de emprego no setor público e ter direito a todos os benefícios concedidos.

Para entender melhor como funciona o concurso público, confira:

Fases do concurso público

A primeira fase de um concurso público envolve a burocracia, ou seja, autorização do mesmo, avaliação dos candidatos, envio da solicitação ao Ministério que realiza o planejamento, o orçamento e gestão.

Depois que a realização do concurso é autorizada, a banca é selecionada e o edital (documento com as regras do concurso) divulgado na internet. Normalmente, o edital é divulgado no Diário Oficial da União.  

Logo após, os candidatos já podem realizar suas inscrições ao efetuar o pagamento da taxa.

Provas e validade do concurso público

Após realizar a inscrição e efetuar o pagamento da taxa, basta se preparar para realização da prova.

As provas aplicadas, normalmente, são objetivas e dissertativas, mas também há provas físicas, de título, orais e práticas, dependendo da área e requisitos do concurso para o qual se candidatou.

De modo geral, qualquer concurso possui a validade de até dois anos, com a possibilidade de prorrogação, mas o ideal é que o candidato aprovado seja convocado dentro do prazo.

Quem pode participar de concurso público?

Para participar de um concurso público, basta atender aos seguintes requisitos:

–          Nacionalidade brasileira ou ser um cidadão português amparado pelo Estatuto de Igualdade;

–          Idade superior a 18 anos;

–          Possuir e comprovar aptidões físicas e mentais para ocupar o cargo;

–          Atender ao nível de escolaridade exigido pelo concurso;

–          Não possuir pendências com obrigação eleitoral ou serviço militar;

–          Não possuir vínculo com iniciativa privada.

No entanto, alguns requisitos básicos podem sofrer alterações de acordo com o edital do concurso. Há alguns órgãos que promovem concurso equivalente com o Ensino Médio, no qual a exigência em relação a idade mínima pode ser inferior a 18 anos. Também há concursos que estipulam uma idade máxima.

Sendo assim, para entender como funciona o concurso público para o qual deseja concorrer, é necessário ficar de olho no lançamento do edital e ler o mesmo por completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *