Como funciona a prova prática do DETRAN? Descubra!

O cidadão que deseja tirar a carteira de motorista e conseguir a aprovação na prova teórica, estará pronto para dar início as aulas práticas para em seguida fazer o teste de direção e ter o veredicto final sobre o direito de ter a CNH.

Ao realizar todas as aulas práticas, o candidato já poderá marcar a prova, o resultado define se a pessoa está apta ou não para conseguir acessar a carteira de motorista.

Ficou interessado no assunto? Então confira o nosso artigo até o final e fique por dentro do assunto!

Boa leitura!

O funcionamento do exame prático

Para conseguir a aprovação nesse aspecto é bem diferente do funcionamento da prova teórica do DETRAN, onde você pode se preparar fazendo o simulado preparado para o seu estado, por exemplo, simulado detran mg se você for de minas.

Nesse cenário, é necessário que o candidato da modalidade B realize a baliza dentro do período de 2 a 5 minutos, por outro lado, o candidato que é da categoria A, precisa passar por obstáculos de pista, que envolvem cones, curvas, rotatórias, etc.

Em ambas modalidades podem ser estabelecidas faltas que eliminam os candidatos, se o candidato somar mais de 3 pontos, a aprovação não será concedida.

Dicas para conseguir ser aprovado na fase pratica do DETRAN!

Diferentemente da prova teórica do DETRAN, não há como conseguir aprovação nesse exame apenas com teoria, é necessária dedicação no sentido prático e muito cuidado para não extrapolar a pontuação limite.

Nesse momento, as dicas são:

  • Treinar circuitos durante as aulas práticas com bastante atenção e calma;
  • Pagar aulas extras durante a semana caso julgue necessário;
  • Eliminar qualquer tipo de dúvida com o instrutor responsável pelas aulas;
  • Se possível ir na véspera da prova até o local da prova prática para poder conhecer melhor o local.

O empenho é o segredo para conseguir ser aprovado nessa fase.

Também é importante ir com roupas confortáveis no dia do teste, levando em consideração orientações que são fornecidas pelo Centro de Formação de Condutores (CFC).

Pode parecer que não é algo necessário, porém é, você precisa seguir essas indicações.

Também é importante estar no local da prova com pelo menos uma hora de antecedência, não consuma alimentos pesados e use o dia anterior para descansar, o nervosismo e ansiedade podem atrapalhar a performance do candidato.

Gostou das nossas dicas? Aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe com os leitores do nosso blog a sua experiência na prova prática do DETRAN!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *