Consumidor Positivo: O que é? Como funciona?

Você já ouviu falar em Cadastro Positivo? Pois saiba que esse tipo de registro influencia diretamente na sua possibilidade de obter crédito no mercado, o que inclui cartões, financiamentos e empréstimos.

Esse registro surgiu há alguns anos, sendo que desde 2019 a inclusão do cidadão brasileiro é automática. Aliás, cabe lembrar que ele é válido tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Ainda, que os seus reflexos são positivos.

Para entender como funciona o Consumidor Positivo e como ele pode auxiliar você a conseguir o cartão de crédito dos seus sonhos, continue lendo. Abaixo você encontra informações sobre o que ele leva em consideração, sua importância e como melhorar sua pontuação.

O que é Consumidor Positivo?

Esse é o nome que se dá ao registro do Serasa que se refere às contas que o cidadão contratou e quitou de forma correta. Ou seja, leva em consideração as situações em que o pagamento das dívidas ocorreu dentro do prazo.

Por isso, apesar de ele pertencer ao Serasa, note que ele não atua da mesma maneira como a inscrição negativa de crédito que esse órgão também faz. Por isso, ele é uma nova maneira de analisar o comportamento financeiro de alguém.

Quando falamos de inscrição de dívida em cadastro de restrição crédito, estamos falando sobre a ausência de pagamento de uma conta. Assim, esse dado se preza a demonstrar o risco que as financeiras possuem com esse cliente.

Por outro lado, quando nos deparamos com o Cadastro Positivo, temos que cada uma das inscrições dentro do registro se refere, na verdade, às vezes em que o cidadão foi um bom pagador. Em outras palavras, não se baseia nas dívidas em aberto e sim nas compras pagas.

Com isso é possível registrar uma série de dados que demonstra que o indivíduo realiza os pagamentos de suas dívidas em dia. Aliás, imagine uma inscrição negativa em sem nome. Da mesma forma, há um cadastro do tipo positivo bastante completo.

Nessa situação o segundo tipo de cadastro pode demonstrar como a ausência de quitação de uma dívida foi um elemento à parte. Ou seja, incomum na forma de atuação desse consumidor, que geralmente é um bom pagador.

Por fim, cabe ressaltar que não é apenas o Serasa que conta com Cadastro Positivo. Da mesma maneira, o SPC Boa Vista também possui um registro dessa natureza. No geral, todas as instituições de negativação de crédito contam com o recurso contrário, de registro de pagamentos e não de dívidas.

Para que serve o Cadastro Positivo?

Conforme dito acima, esse tipo de cadastro considera as contas que o consumidor firma e, também, que quita. A partir disso, então, cria uma pontuação para cada um dos indivíduos. Ela pode ser baixa, média ou alta. Confira:

  • Pontuação baixa: Até 300 pontos;
  • Média: até 700 pontos;
  • Alta: acima de 700 pontos.

Portanto, todas as vezes que você se depara com um cartão que exige “Score alto” (ou baixo e médio) isso se refere à pontuação que o cidadão deve ter, no mínimo, no Cadastro Positivo.

Essa pontuação leva o nome de score e é extremamente importante para cada um dos cidadãos. Ainda, é possível trabalhar de modo a melhorá-la, conforme veremos na sequência.

Qual a importância do Cadastro Positivo?

Esse tipo de registro é importante justamente para estreitar as relações entre o consumidor e as empresas. Com isso, aumenta-se o nível de confiança entre as partes, uma vez que a instituição passa a contar com dados mais completos.

Ainda, é inegável que esse cadastro se destaca pelo fato de que indica o risco que uma empresa financeira assume ao realizar negócios com certo consumidor. Por isso, essa é uma ferramenta que chegou para ficar e deve ter a sua atenção.

Como melhorar meu score no Cadastro Positivo?

Para terminar, é possível aumentar a sua pontuação perante os cadastros do SPC e Serasa que consideram as contas que você quitou. Todas elas são bastante simples e podem fazer toda a diferença.

É claro, contudo, que o aumento do score não se dá do dia para a noite. É preciso que você assuma uma postura e a mantenha ao longo dos meses. A partir disso, o novo comportamento chama a atenção e permite o aumento da pontuação.

Veja, então, algumas formas de aumentar o seu score do Cadastro Positivo:

  • Pague todas as suas dívidas em dia, dentro do prazo de vencimento;
  • Mantenha todas as suas informações em bancos e financeiras devidamente atualizadas;
  • Negocie dívidas em aberto;
  • Evite solicitar mais do que um cartão de crédito ao mesmo tempo ou em um baixo intervalo, uma vez que quanto mais consultas ocorrerem no seu perfil, maiores são as chances que sua pontuação sofra.

Com essas dicas é possível melhorar sua condição no Cadastro Positivo e dar o primeiro passo para uma vida financeira mais saudável e organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *