Como produzir os ambientes para ficar bem nas fotos de arquitetura?
Atualmente, as fotos de arquitetura são muito consumidas. Isso porque, grande parte das pessoas costumam visualizar o local mesmo antes da visita ao local, como acontece com grandes construções históricas, por exemplol.
A maior vantagem da fotografia de arquitetura é, sem dúvidas, uma melhor compreensão visual dos ambientes de edifícios ou de casas. Ela é ainda mais importante para as pessoas que não têm tempo para realizar uma visita física, garantindo uma visualização valiosa dos locais.
Conhecer técnicas para tirar fotos de arquitetura é essencial, principalmente se você pretende seguir esse caminho profissional. Suas imagens devem não só mostrar o ambiente, como também contar as histórias do local.
Dicas de como tirar fotos de arquitetura
Os profissionais que tiram fotos de arquitetura tem uma particularidade comum entre si.
As contratações que ocorrem são feitas, principalmente, por imobiliárias, assim como outros setores que vêem esses profissionais como uma oportunidade de registrar profissionalmente seus ambientes.
Quando você tem acesso as melhores dicas de como tirar fotos de arquitetura, seguir nesse mercado pode te trazer bons frutos. Principalmente por se tratar de algo buscado atualmente.
Em um primeiro momento, a maioria das pessoas acredita que registrar ambientes é algo fácil. Mas é fundamental compreender as técnicas profissionais para que seu trabalho obtenha o resultado desejado, satisfazendo seus clientes.
Portanto, se você pretende fazer com que suas fotos de arquitetura saiam de maneira profissional, conhecer as técnicas para isso é o primeiro passo.
1. Faça sua sessão de fotos em diferentes períodos do dia
A primeira dica de produzir os locais para registrar as melhores fotos de arquitetura é capturar em diferentes períodos do tempo.
Uma boa dica é realizar o registro durante o pôr do Sol, no momento em que as sombras estão alongadas e as cores possuem um aspecto brilhante.
Quando os profissionais realizam fotos em diferentes períodos, eles traçam uma história de como o local se encontra no decorrer do tempo.
2. Dê prioridade para a luz natural
Independentemente do período do dia que tirar fotos de arquitetura, lembre-se de realizar sua sessão com o auxílio da luz natural.
Quando o registro do ambiente é realizado com uma boa iluminação, o espaço é enfatizado.
Essa é uma ótima maneira de enfatizar os locais e história do local, garantindo um melhor entendimento do ambiente.
3. Utilize o flash de sua câmera
É muito comum que a maioria dos profissionais não utilizem o flash. Mas quando o ambiente não estiver exposto à luz natural, faz-se necessário.
Uma boa dica nessa situação é utilizar a luz do ambiente ao seu favor, já que a mesma cria reflexos de luz, garantindo uma iluminação artificial. E, quando o flash é utilizado nesses casos, a sensação que sua imagem passa é de que o ambiente é multicolor.
Quando for necessário, sempre utilize o flash para registrar fotos de arquiteturas.
4. Experimente diferentes ângulos
É muito importante lembrar que o ângulo exerce uma grande influência no resultado final de sua fotografia.
Colocar o seu smartphone ou câmera de cima para baixo ou de baixo para cima, é um grande erro, principalmente para registrar ambientes interiores. O motivo disso é a distração que ela causa com os elementos presentes no local, tornando-os tortos.
É fundamental que, para registrar a arquitetura, os profissionais sigam os ângulos retos. Isso deve ser seguido pois, foi dessa maneira que os espaços foram projetados.
Os profissionais também podem brincar com diferentes perspectivas ao fotografar a arquitetura de um ambiente. Obtenha um ângulo que destaque determinado elemento e faça a abstração do ambiente ao seu redor.
Essa é uma ótima maneira de registrar a beleza de um local.