Promoção de móveis

Promoções de móveis no final de ano

Confira como aproveitar as promoções de móveis no final de ano com segurança.

Em adição às festividades, o fim do ano é conhecido (e aguardado) por ser o período de promoções em diversos segmentos do varejo.

O ramo de móveis não fica de fora e apresenta preços promocionais e descontos em seus produtos. Nada melhor do que aproveitar essas oportunidades e adquirir peças de mobília novas para o lar, certo?

O período realmente é ideal para economizar, entretanto, encontrar as melhores promoções exige algumas medidas que iremos te contar nesse artigo, confira!

5 passos para aproveitar as promoções de móveis no final de ano

Diante da variedade de promoções típica do fim de ano, é fácil perder o foco e assumir gastos desnecessários ou incompatíveis com sua realidade financeira.

Para diminuir a chance desse cenário acontecer, siga os passos abaixo. A começar pelo planejamento anterior às compras.

1. Planeje-se com antecedência

O planejamento em questão é simples: estabelecer quais móveis precisam ser comprados e quanto se pode pagar por eles.

Primeiro, reflita sobre o estado do mobiliário a fim de avaliar se a compra é necessária. Se for, liste os móveis a serem adquiridos em ordem de prioridade.

Feito isso, pesquise as opções disponíveis no mercado. Leve o custo-benefício em conta e eleja o modelo que melhor supre suas necessidades de uso.

Com base nas informações obtidas, faça uma estimativa da quantia que pode ser investida nos móveis novos sem prejudicar suas finanças. Dessa forma, você terá um teto de gastos realista e saberá com o quê gastá-lo.

Recomendações semelhantes a essas estão presente no artigo sobre compras na Black Friday do PROCON-SP, órgão dedicado a promover relações harmoniosas entre consumidores e fornecedores.

A assessoria do PROCON orienta que a busca de informações sobre do produto e a qual valor ele costuma ser comercializado deve ser realizada antes da chegada do período promocional.

Além de evitar a compra por impulso e o gasto excessivo, como apontamos, o planejamento com antecedência é importante por um motivo adicional que abordaremos a seguir.

2. Compare preços

As promoções de móveis no final de ano são muito aguardadas por trazerem preços promocionais. Isso soa extremamente óbvio, não é? Mas, nem sempre o valor anunciado com uma promoção realmente é, legitimamente, promocional.

O PROCON recomenda o acompanhamento da evolução do preço do produto a ser comprado ao longo do tempo para que seja possível identificar quando ocorre uma promoção real. Isso pode ser feito de duas formas:

Como saber se uma promoção é real

A primeira sugestão do órgão é capturar a imagem da tela contendo o valor do item e guardá-la como comprovante do histórico de mudanças.

O intuito é, através dos registros contínuos, permitir que o consumidor identifique se o preço realmente é promocional ou se sofreu um aumento repentino próximo à chegada do período de promoções e depois “caiu” para criar a ilusão de promoção.

Todo esse conceito é engenhosamente resumido pela velha expressão “o dobro pela metade do preço”.

A segunda forma de conferir se uma promoção é enganosa ou não envolve o uso de aplicativos e sites dedicados a comparar e registrar preços.

Esses serviços automatizam todo o processo e ainda contam com funcionalidades adicionais como criação de alerta de preço.

Google shopping, Zoom, Buscapé e JáCotei são exemplos de buscadores de preços que auxiliam a evitar maus negócios.

3. Pesquise sobre a loja

O produto escolhido, orçamento definido e veracidade da promoção verificada. O próximo passo é levantar informações sobre a loja com objetivo de realizar uma compra segura, com bom atendimento e tantos outros aspectos essenciais para uma boa experiência enquanto consumidor.

Abaixo trataremos de orientações básicas de segurança ao comprar móveis pela internet para evitar que você seja vítima de algum golpe, propaganda enganosa e demais infortúnios no período de promoções de móveis no final de ano.

Recolha informações legais

O Código do Consumidor preconiza que as empresas explicitem os seguintes dados na página principal de seus sites:

  • CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Razão social (nome que consta no registro da empresa que pode ser diferente do nome fantasia);
  • Endereço da sede da empresa;
  • Telefone e e-mail ou formulário para contato.

Tradicionalmente, esses registros ficam na extremidade inferior ou superior da página principal.

Se eles não estiverem visíveis, não faça negócios com essa loja nem forneça qualquer dado pessoal. Interprete isso como um sinal vermelho e busque por outros estabelecimentos.

Destacamos que o fornecimento de dados de acordo com a lei não torna a loja automaticamente confiável, porém possibilita a checagem das informações.

Cheque a veracidade das informações

A plataforma digital da Receita Federal permite que a situação cadastral do CNPJ seja consultada gratuitamente.

Lojas que funcionam apresentam situação cadastral ativa. Nesse caso, confira se o telefone, endereço da sede e demais dados são os mesmos fornecidos pelo site. Se não forem, desconfie.

Caso não conste nos registros, o CNPJ é falso e a loja não existe. CNPJs na situação inativa ou cancelada também devem ser tidos como um sinal vermelho.

Conheça a reputação

Pesquise pela loja de móveis nas redes sociais, no Reclame Aqui e no Google. Essas são formas de conhecer as experiências de compra com a loja, os problemas mais frequentes, entre outras informações essenciais.

5. Acompanhe as suas lojas favoritas

A melhor forma saber em primeira mão as melhores promoções de móveis no final de ano é acompanhar as atividades da loja nos seus canais oficiais.

Seguir o perfil do estabelecimento nas redes sociais, inscrever-se na newsletter e acessar o blog são formas de manter-se atualizado sobre as promoções, assim como receber avisos e lembretes sobre elas.

Cuidados com propagandas

Muitos golpes são aplicados por meio de falsas promoções em redes sociais e e-mails. Criminosos divulgam postagens ou mensagens anunciando promoções tentadoras utilizando o nome, logo e outras características de uma marca e/ou loja real.

Nesse conteúdo geralmente há links que direcionam o internauta a uma página de compra igualmente falsa que recolhe dados para fins maliciosos.

Por isso, atenha-se aos canais oficiais e não clique em links encaminhados para você por meio de mídias sociais, aplicativos de mensagens e e-mails. A medida mais segura é visitar o site oficial da loja para conferir se a tal promoção existe e efetuar a compra lá.

Implementando essas medidas simples, você conseguirá aproveitar as promoções de móveis no final de ano sem dores de cabeça e com ofertas de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *