O que faz uma loja online de sucesso?

As lojas online podem ser mais baratas de administrar e gerenciar, mas como você garante que seja um grande sucesso? Aqui estão alguns conselhos para o empreendedor online.

Dispositivos móveis e tablets mudaram bastante o processo de compra e o caminho para a compra. Hoje em dia, você pode comprar qualquer coisa, de uma pizza a uma ilha, na sua cadeira favorita. Devido a essa simplicidade, novas lojas on-line estão surgindo constantemente para atender a diferentes segmentos de clientes.

Parece tão fácil criar uma loja on-line; basta combinar um domínio, boa hospedagem, sistema e tema de gerenciamento de conteúdo. A baixa sobrecarga cria muito pouca barreira à entrada – você não precisa pagar aluguel alto se não precisar de uma loja física.

Mas, na realidade, é muito difícil criar uma boa loja online e é ainda mais difícil torná-la bem-sucedida e fácil de usar. Abaixo estão algumas dicas úteis para guiá-lo através dos obstáculos para se tornar um proprietário de loja online de sucesso.

Pagina inicial

A página inicial é uma face da empresa; portanto, deve ser facilmente lido e claramente entendido. Seus clientes valorizam seu tempo precioso, para que não gastem alguns minutos tentando descobrir o que você vende ou quais serviços você fornece. Seja conciso e direto ao transmitir as informações mais importantes para seus clientes (elas também serão úteis em várias outras situações). Não diga ao cliente quando sua empresa foi encontrada ou quantos gerentes de vendas você possui, salve essas informações na página Sobre nós. Claro, existem algumas exceções, mas estou falando de situações gerais.

Aqui está uma captura de tela de uma página inicial (a área acima da dobra, para ser exato). Não há texto extenso nem informações irrelevantes aqui. Você pode entender o que a loja oferece em alguns segundos.

Uma boa página inicial também possui links para as categorias para facilitar a navegação no site e tornar a experiência do usuário perfeita. Também pode haver banners com ofertas e promoções especiais.

Às vezes, você também precisa colocar contatos ou até bate-papo on-line para responder a todas as perguntas dos clientes rapidamente. Os bate-papos ao vivo têm os mais altos níveis de satisfação para qualquer canal de atendimento ao cliente, com 73% , portanto, considere usá-lo em sua loja.

Páginas da categoria

Pense na sua loja online como uma loja offline por um momento; suas páginas de categoria são como departamentos menores. Portanto, mostre aos clientes o que você tem nas prateleiras: coloque fotos, adicione a opção de carrinho e talvez algumas informações mais úteis (breve descrição, classificação etc.). Você também pode adicionar opções de classificação (por best-sellers, contagem de comentários, preço, mais recentes etc.) ou rolagem ajax. Se você decidir fazer a classificação, defina todas as tags canônicas e de navegação corretamente para não incomodar o Google com conteúdo duplicado . Se você escolher rolagem infinita para suas categorias, lembre-se de seguir as diretrizes do Google. Sim, o Google influenciará muitas decisões que você tomará sobre seu site, apenas aceite-o.

Por exemplo, nesta loja, os clientes recebem muitas opções de classificação e outras que ajudam a encontrar os produtos mais adequados rapidamente.

Algumas lojas usam visualizações rápidas, que também funcionam muito bem. No entanto, eles diminuem o número de páginas visualizadas por sessão, pois o cliente não precisa abrir cada produto em uma guia separada.

Escolha o que funciona melhor para você testando diferentes abordagens. Tudo depende da sua gama de produtos e dos clientes que você atende.

Página do produto

Um cliente navega pelo site para acessar uma página de produto. Sua intenção é encontrar algo interessante e, possivelmente, fazer uma compra. A decisão final depende muito da qualidade e quantidade de informações que você fornece. Mas isso não significa que você deve escrever uma descrição de 1000 palavras (você pode salvar as palavras em um guia do usuário ou até mesmo em um post sobre o produto); seu objetivo é mostrar todas as informações relevantes o mais rápido possível, para que elas sejam organizadas de maneira amigável.

Aqui estão os componentes essenciais da página do produto:

Imagens

Tenho certeza que você viu como as pessoas escolhem produtos em supermercados (e você não é uma exceção). Eles estudam cuidadosamente o produto, sua cor, forma, embalagem e experimentam roupas, estudam seu material etc. Mas eles não podem fazer isso na sua loja online, portanto, você deve preencher essa lacuna de informações para proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Use imagens de alta qualidade com zoom e um seletor de cores, este último é relevante para produtos configuráveis.

Descrição 

Você pode fornecer uma descrição curta para uma digitalização rápida e uma descrição mais longa com detalhes técnicos. Depende de você as opções de formatação e exibição a serem usadas, mas deve parecer natural na página. Além disso, você terá que trabalhar muito para escrever descrições de produtos; eles devem ser únicos.

Preço

A maioria das lojas online mostra preços e não é de admirar que as pessoas prefiram saber o que esperar de você. É especialmente verdade quando se trata de dinheiro, ninguém gosta de correr riscos infundados com seus ativos suados.

Se for um produto com desconto, promova essa informação; compare o preço de venda com o atual.

Adicionar ao carrinho

Sejamos honestos, seu principal objetivo não é mostrar seu design, fotos ou algo assim. Seu principal objetivo é vender. Portanto, faça uma opção de compra proeminente e saliente; esse é seu principal plano de ação que deve ser ouvido.

Além disso, você pode exibir as opções “Adicionar para comparar” e “Adicionar à lista de desejos”.

Vendas cruzadas 

Isso é ótimo se um cliente compra um produto, mas ele poderia ter comprado mais! Portanto, seu objetivo aqui é oferecer mais produtos que correspondam ao gosto do seu cliente. Você pode mostrar produtos relacionados e / ou “clientes que compraram este item também compraram”. Essa técnica pode aumentar um valor médio de pedido em sua loja.

Promoções e Promoções

Ok, vamos imaginar que você já tenha um site com perfeita homenagem, categorias e páginas de produtos (você o possui, certo?). Agora você precisa atrair novos clientes e fazer com que clientes antigos voltem. Você deve desenvolver um plano de marketing e lançar promoções.

Páginas de destino

Se você lançar uma nova coleção ou uma categoria especial em sua loja, poderá fazê-lo em silêncio … ou criar uma promoção e torná-lo alto! Você pode precisar de uma boa página de destino para isso; por exemplo, aqui está uma captura de tela de uma página com contagem regressiva (é uma boa solução para criar um sentimento de urgência):

O design e a mensagem que transmitem sua página de destino dependem muito dos seus negócios e dos objetivos que você precisa alcançar.

Códigos de cupom

Você pode oferecer aos seus clientes descontos em diferentes ocasiões e feriados que podem ser globais (por exemplo, Natal), local (por exemplo, Dia de São Patrício) ou até mesmo pessoais (aniversários, pedidos N, etc.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *