Aromaterapia: e suas muitas aplicações

A aromaterapia faz parte da fitoterapia. Com a ajuda de óleos essenciais puros, os poderes de autocura são despertados e o sistema imunológico fortalecido. A aromaterapia está se tornando cada vez mais popular e cada vez mais usada em clínicas.

A aromaterapia atua através do sistema olfativo humano e também através da pele. Os ingredientes ativos dos óleos genuínos podem ser completamente metabolizados. Nosso corpo pode, portanto, convertê-los dentro da estrutura do metabolismo natural para que possa usá-los.

Modo de ação da aromaterapia

Sabe-se que o olfato é o primeiro a se desenvolver no útero e que o embrião pode perceber o odor no útero poucas semanas após a concepção. Nosso sistema olfativo é capaz de identificar uma molécula de cheiro em um centésimo de segundo, antes mesmo de percebermos que um cheiro nos rodeia. 

O sentido do olfato pode identificar cerca de 400.000 odores diferentes diluídos bilhões de vezes. Nossa consciência pode registrar muitos deles, enquanto inúmeros são percebidos e processados ​​inconscientemente.

Em nossa cabeça, a ativação de substâncias mensageiras aciona um sinal nos mais variados centros cerebrais. A propósito: aquelas áreas do cérebro que são responsáveis ​​por nossos órgãos sensoriais não podem ser controladas por nosso cérebro, a mente, pelo menos no que se refere a impressões sensoriais inconscientes.

Nosso sistema nervoso central e nossas glândulas hormonais funcionam independentemente da mente e podem ser regulados e influenciados por mensagens de cheiro.

O que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais, também conhecidos como fragrâncias de plantas, são compostos de hidrocarbonetos que a planta produz a partir da luz, água, terra e ar, ou seja, os quatro elementos do nosso mundo.

A planta precisa de suas fragrâncias, entre outras coisas, como uma isca para atrair os insetos para polinização ou para impedir que os animais os comam antes que suas flores estejam maduras para a reprodução.

Você já observou no pasto como uma vaca ou cabra, por exemplo, deixa certas plantas intocadas porque provavelmente não gostam delas? As plantas não apenas emitem aromas agradáveis, mas também produzem substâncias amargas que as tornam intragáveis.

Não apenas as plantas, mas também humanos e animais produzem fragrâncias. Os animais precisam dessas substâncias para se comunicarem. Eles são chamados de feromônios ou hormônios de fragrâncias.

O fascinante mundo dos cheiros

Faça parte do fascinante mundo dos cheiros e da diversidade da natureza. Conheça os efeitos impressionantes dos óleos essenciais de melaleuca, rosa, lavanda, sálvia e cerca de 70 outros óleos vegetais.

Os óleos essenciais não distraem o que está acontecendo, mas ajudam a perceber isso. Eles cobrem muitos tópicos dolorosos ou tristes da vida em cores perfumadas e nuvens.

Incorporados em substâncias veiculares naturais de alta qualidade, produtos úteis para o cuidado da pele e pomadas curativas estão disponíveis para o resto da vida. Essas substâncias veiculares podem ser, por exemplo, óleo de semente de damasco, óleo de rosa selvagem, manteiga de karité, gordura de lã e cera de abelha.

Aplicação de aromaterapia

A aromaterapia é usada por meio da lâmpada de fragrância, óleo corporal ou de massagem e banho aromático. 

O uso de uma lâmpada de aroma

É sempre adequado quando odores inofensivos são permitidos no ambiente. Se, por outro lado, a lâmpada for usada para fins terapêuticos, deve-se ter em mente que o óleo essencial faz efeito em todos os presentes. Os atomizadores elétricos ou pedras de fragrância podem ser usados ​​como lâmpadas de fragrância.

Um óleo corporal

Com óleos essenciais puros não apenas cheira bem, mas é um dos melhores meios de obter um efeito de aromaterapia. Além do tratamento ativo do corpo, há a vantagem de os óleos essenciais encontrarem um caminho rápido e direto para o organismo devido à sua alta compatibilidade com as gorduras corporais (isso é chamado de “lipofílico” em termos técnicos).

O uso de óleos na massagem

É realizado de acordo com as necessidades ou reclamações de preferência sempre no corpo aquecido. São utilizados apenas para fins terapêuticos, desde que haja necessidade, pois essas misturas sempre contêm uma proporção maior de óleos essenciais.

O banho com óleos essenciais

É uma aplicação de aromaterapia muito benéfica e eficaz . A vantagem aqui é que toda a superfície da pele pode absorver os efeitos do óleo essencial e também podemos nos dedicar mentalmente ao tratamento desejado, pois todos os demais problemas do dia-a-dia ou do trabalho devem ficar “fora” na banheira.

Óleos essenciais na sauna

Existem várias maneiras de desfrutar das fragrâncias úteis. O mais conhecido é certamente a infusão de sauna, variantes menos comuns são a tigela de água com perfume de sauna ou a areia perfumada. Quase desconhecido, mas também pode ser usado em saunas públicas, seja lubrificado antes ou na sauna.

Lavagem com óleos essenciais

Pode ser aplicada principalmente em pessoas enfermas que não podem sair da cama ou apenas brevemente. Uma aplicação muito útil e cicatrizante, especialmente para resfriados, são bandagens e compressas, cujo efeito pode ser complementado e fortalecido com óleos essenciais.

Mas os ingredientes ativos das misturas de aromaterapia também podem ser absorvidos como um perfume perfumado com a aplicação mais simples. Você pode usar qualquer óleo essencial para criar sua fragrância favorita. 

Apenas uma gota de um perfume perfumado é aplicada atrás da orelha, na prega do peito, na área do pulso ou na curva do braço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *